Hoje comemora-se, mais uma vez, o 25 de Abril. Nunca como hoje o valor nacional teve um sabor tão amargo. Pelo menos para mim. Nunca vivi revoluções. Nunca assisti a actuações do F.M.I. Nunca pensei que Portugal não fosse soberano. Não foi isso que me ensinaram na escola. Eu não tenho sequer memória de outros ideais que me adocem o pensamento. Eu não tenho, mas o País tem. Ou melhor, devia ter. Mas o País foge para banhos e mergulha numa ignorância ideológica, politica e conomómica. O País pensa no feriado e na tolerência de ponto. O País preocupa-se se está Sol no Algarve ou se chove nas aldeias do Minho. Será que o País está conformado com esta amargura?
DOCE DE MORANGO
(Adaptado da Revista Blue Cooking n.º 35)
Tempo de preparação: 45 minutos;
- 1,5 kg de morangos;
- 700 gr de açúcar;
- 1 vagem de baunilha;
- sumo de 2 limões;
Modo de preparação:
- Lave os morangos e corte-os em fatias grossas. Coloque-os numa taça, envolva-os com o açucar e o sumo dos limões, tape com película transparente e deixe macerar de um dia para o outro.
- Deite a mistura num tacho e leve ao lume brando. Deixe ferver durante 5 minutos e vá retirando a espuma que se forma à superfície.
- Corte a vagem de baunilha a meio e retire as sementes. Incorpore-as no doce e deixe ferver até atingir o ponto. Retire do lume e guarde em frascos esterilizados.
Valha-nos a doçura dos morangos para nos aliviar um pouco a realidade tão amarga que vivemos...
ResponderEliminarBeijinhos
Sabes que mais? Quero que o país se lixe, para eles sou mais um número e daqueles que a nada tem direito, uma espécie de zero à esquerda. O país está-se a lixar pra mim também! Eu quero continuar a adoçar a minha alma com coisas boas, olhar para o bem que este país ainda tem, do Algarve à minha aldeia minhota :)
ResponderEliminarOlá! Ao ler o teu comentário identifiquei- me completamente com o sentimento de incredulidade face à inércia! Para mim o 25 de Abril (apesar de ter nascido em 1977) foi desde sempre uma demonstração da existência de heróis em Portugal...e isso reconfortava- me! Ontem,chorei decontroladamente a cada imagem histórica que via na televisão... porque os heróis de hoje, se existem, parecem estar todos a dormir!
ResponderEliminarUm beijinho, e disfruta o teu doce!
Estamos em sintonia.. tb fiz um docinho de morango.. :) uma verdadeira tentação. beijos
ResponderEliminarUm País é composto por pessoas, e infelizmente algumas dessas pessoas estão a estragá-lo!
ResponderEliminarMas para nos adoçar e continuar em frente temos um docinho de morango que eu tanto gosto.
Bjs
Tens razão, mas a parte agradável além dos morangos é que Lisboa ficou deserta como eu gosto ;)
ResponderEliminarUm beijo
Minha querida,
ResponderEliminarSempre palavras sábias ;-)
O problema de Portugal é sobretudo a falta de participação das pessoas nos destinos do país. Queixam-se muito, mas é só entre dentes, depois não fazem nada para mudar o estado das coisas, muitas nem votam. Não sei se é o comodismo que nos está no sangue, ou ainda resquícios da ditadura.
Olha, mas para ocasiões destas, na minha grafonola toca Sérgio Godinho... "antes ser um cão raivoso do que um carneiro..." ;-)
beijos grandes,
Acho que há uma falta de tudo na polita mundial, falta de eticae principalmente falta de vergonha. Vejo coisas escandalosas e parece que ninguém liga. Mas o melhor mesmo é adocar a boca, se for com essa geleia maravilhosa melhor
ResponderEliminarÉ verdade que fazemos pouco para mudar, mas os poucos que tentam não vêem os seus esforços reconhecidos e acabam por desmotivar. Não é só ao nível da política, basta ver ao nível da empresas...Precisávamos de alguém verdadeiramente carismático e visionário que nos inspirasse a todos, mas não me parece que o D. Sebastião esteja para regressar... Por isso, era um frasquinho de doce de morango para esta mesa, de faz favor!
ResponderEliminarBeijo
Teresa
tens toda a rzao noi que dizes. os morangos sempre nos adoça,m o dia
ResponderEliminarbeijinhos