Acabei mesmo agora de fazer a última fornada destas bolachas. Se tudo correr como de costume, esta não será a última fornada. Nunca é. Depois falta sempre mais uma para oferecer a alguém. Falta sempre. E depois falta fazer tudo. Ando a pensar nestas bolachas desde Dezembro. Meses nisto. A olhar para a receita e para o calendário. À espera da data para fazer as tais das bolachas de Páscoa. E falta fazer tudo. Misturar, estender, cortar, derreter, decorar. Cortar fitas e etiquetas, manuscrever qualquer coisa. Numa letrinha cuidada e miúda, um bocadinho preciosa, um bocadinho envergonhada. Parece que não quero que ela me relate, que me denuncie, mas anseio que quem a lê se lembre sempre de mim. E das bolachas, claro. Feliz Páscoa.
BOLACHAS DE PÁSCOA
(Ligeiramente adaptado do Livro"Iguarias Saudáveis" de Isidora Popovic")
Tempo de preparação: 10 minutos + 20 minutos de cozedura
Serve: 10 bolachas
- 150 gr de farinha;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 15 gr cacau em pó, (usei magro);
- 50 gr açúcar mascavado claro;
- 60 gr manteiga;
- 45 ml de mel;
- 2 colher de chá de água;
- 100 g de chocolate branco;
- 40 gr de amêndoas;
- 40 gr de pistácios;
- 20 arandos dourados;
Modo de preparação:
- Coloque a farinha, o fermento, o cacau, o açúcar, o mel e a manteiga num robot de cozinha e triture até formar migalhas. Junte as duas colheres de água e bata novamente até formar uma bola. Retire do robot.
- Estenda a massa entre duas flhas de papel vergetal e corte bolachas com cerca de 5mm. Eu usei um cortador com formato de ovo de Páscoa que comprei aqui.
- Disponha as bolachas num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 20 minutos, ou até estarem firmes. Retire e deixe arrefecer.
- Entrento pique grosseiramente as amêndoas e os pistácios. Derreta o chocolate em banho-maria e, assim que as bolachas estiverem completamente frias, decorre a gosto. Ofereça a família e amigos....
Que delícia deve terficado! Uma verdadeira tentação.
ResponderEliminarFeliz Páscoa!
Ficaram com um aspecto muito bom, não admira teres ficxado a pensar nelas desde dezembro :) Boa páscoa para ti tb. beijo da Marmita
ResponderEliminarEstão mesmo bonitas as bolachinhas.
ResponderEliminarUma boa Páscoa.
Bjs
Adoro este livro,e por mais que tem umas receitas tipicas da terra :-)Boa Pascoa
ResponderEliminarQue lindas!... E depois de tanta maturação devem ter sabido ainda melhor!
ResponderEliminarSabes que ontem estive com esse livro na mão, por acaso, num alfarrabista?.... Se tivesse visto o post acho que o teria comprado!
Babette
Vi cá deixar-te um beijinho de Páscoa Feliz e vou toda contente de bolacha na mão! :)))
ResponderEliminarArandos dourados nunca vi, só conheço os secos vermelhinhos :) Parecem umas bolachas boas para qualquer altura do ano!
ResponderEliminarDepois de um período tão prolongado de maturação, a concretização de uma ideia persistente. Muito simples, por sinal. Bolachinhas para oferecer. Obrigada pela partilha que significa esta caixa de receitas. Sempre acompanhadas pelas palavras plenas de sensibilidade. E sim, os destinatários das suas bolachas ter-se-ão lembrado de si. Pequenas dádivas que são, as coisas que fazemos com as nossas mãos que fazem comida.
ResponderEliminarUm bom feriado para si.
Mar
PS: Adoro risottos. O de espargos do post anterior parece-me mesmo de reproduzir.