quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Come Fly With Me

 

A distracção gosta de sair à rua sem ser vista. Esgueira-se entre as beiradas das janelas e esconde-se com mestria nos gestos habituais das gentes que por ela passam. Em jeito de fuga, como menina traquina, a distracção acompanha os diálogos acenando com o corpo a confirmação da sua presença. Se a miram, disfarça, pois bem sabe que a mente ausente é sua prisioneira. Mas, mal pode, continua a passo ligeiro, com pressa de chegar ao seu destino. Sem anunciar a visita, chega calada e acomoda-se, destronando a concentração em silêncio. Um xeque-mate inteligente e arrebatador. Confiante e sedutora, a distracção agarra o pensamento pela mão e leva-o para onde quer. Parte sem deixar rastro e só volta quando tiver vontade. Ás vezes, muitas mais do que as que eu gostaria, deixo-me levar por essa mão segura e não trabalho, sonho. E num desses sonhos de escritório, voei por aí e vi este soufflé de bacalhau. Não lhe consegui resistir! Vocês conseguem?

SOUFFLÉ DE BACALHAU
(Adaptada da Revista Pública)
Tempo de preparação: 25 minutos;
Serve: 6-8 pessoas;
  • 250 gr de bacalhau demolhado;
  • 250 ml de leite;
  • 2 folhas de louro;
  • 1 cebola pequena;
  • 4 gemas;
  • 5 claras;
  • 50 gr farinha;
  • 70 gr de manteiga;
  • 75 gr queijo emental ralado, ou outro da sua preferência;
  • 1 colher de chá de mostarda de Dijon;
  • 1 pitada de noz moscada;
  • sal e pimenta preta moída;
Modo de preparação:
  1. Coza o bacalhau no leite, com a folha de louro. Deixe arrefecer e desfaça-o em lascas. Reserve o leite da cozedura, mas certifique-se que não ficou com espinhas!
  2. Pré-aqueça o forno a 200 Cº. Unte generosamente 6 a 8 forminhas com manteiga e polvilhe com farinha.
  3. Enquanto o bacalhau esfria, derreta a manteiga em lume brando. Junte a farinha e mexa durante um minuto. Regue com o leite da cozedura do bacalhau, mexendo sem parar, até formar um creme homogéneo. Junte e cebola descascada, uma pitada de noz moscada, e deixe levantar fervura. Reserve.
  4. Junte as lascas de bacalhau, as gemas, o queijo ralado e a mostarda. Retire a cebola e a folha de louro do creme branco e junte-o ao preparado anterior. Mexa para incorporar todos os ingredientes.
  5. Bata as claras em castelo. Devem ficar firmes mas não duras. Incorpore as claras aos poucos na mistura de bacalhau. Deite nas formas, tendo em conta que o soufflé irá crescer (se tudo correr bem!) e leve ao forno quente durante 20 minutos ou até estar dourado. Durante a cozedura não abra a porta do forno.
  6. Sirva com uma salada. Funciona bem como prato principal ou como entrada. Também pode utilizar sobras de pescada, ou outro peixe que queira aproveitar.
  7. Deixe-se apanhar distraído...não há nada melhor!

12 comentários:

  1. Também eu não conseguiria resistir a tão apetitoso soufflé.
    Muitos parabéns pelo blogue e pelas fantásticas fotografias/receitas que nos apresentas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Filipa,
    Que soufflé fantástico. Eu que me sinto intimidada só perante o nome (soufflé) até ía já a correr para a cozinha fazer um.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Filipa,
    nao me importava nada que esse souffle me apanhasse distraida! que bonito, e como cresceu!
    beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Espectáculo, um souflé maravilhoso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Um prato nada facil de preparar especialmente porque muitas vezes corre-se o risco de nao crescerem por as claras nao terem sido incorporadas da melhor forma. Os teus ficaram perfeitos e venham mais distracoes destas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu n consegui resistir, vou fazer um pra mim um dia destes.. Adorei a receita e as tuas tacinhas.

    beijos!

    ResponderEliminar
  7. Só não podemos ficar distraídos muito tempo a olhar para o souflê já pronto.... se não corre o risco de murchar!
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Eu então deixo-me apanhar tantas vezes... Mas não seria quem sou se não me deixasse levar por ela, a distracção. :)
    e por eles, o sufflês! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Distracção à parte, bem que voava com esta.
    Cresceram tanto. Esse é a grande ciência dos soufflês. A minha Avó que é Francesa de gema fazia tantas mas tantas vezes que nunca me atrevi a experimentar com medo de não ser capaz de a igualar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. E eu... tão distraída k sou :)...
    Souflé de peixe já provei, de bacalhau ainda não, mas deve ficar bem bom :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. linda este soufle podia aparecer la m casa hoje a hora do jantar
    :-)
    seria muito bmvindo de certeza
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar