Já a madrugada ia alta quando Germana deslizou da cama. Não era seu costume. Hoje era um dia especial. Enfiou os pés calejados nos chinelos velhos e dirigiu-se em passinhos de dança para a casa-de-banho. Lavou-se a preceito e até se perfumou um pouco. Um luxo fora do comum. Mas hoje era um dia especial. Dominou os cabelos grisalhos com a habitual perícia, aconchegou-os com uma rede e cercou-os com negros ganchos no fundo da nuca. Passou pela cozinha e beberricou o leite com cevada morna mergulhando umas bolachinhas Maria com precisão. Voltou a dançar pelo corredor fora e abriu o guarda-fatos com um jeito decidido. Tirou o cavaquinho cinzento e sacudiu-o cruzeta fora. Pegou na mala de Domingo e verificou os seus documentos. Os sapatos engraxados espreitaram debaixo da cama. Devolveu-lhes o sorriso. Hoje era um dia especial. A vida tinha passado depressa. Sem questões, sem opiniões. Germana, quem lhe teria escolhido o nome? Sempre submissa, estava cansada de esperar que o Mundo mudasse. Secção de voto número 3, eleitor n.º 23456718-B, Germana da Silva. Sou eu.
LULAS COM MOSTARDA E LIMÃO
(Adaptado do Livro "Doze Meses de Cozinha")
Tempo de preparação:20 + 1 h 15 minutos
Serve: 4 pessoas;
- 750 gr de lulas pequenas;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 2 cebolas médias;
- 400 gr de tomate pelado;
- 2 gemas de ovo;
- 1 colher de sopa de mostarda;
- 1 colher de sopa de vinho branco;
- 1/4 de casca de limão;
- uma mão cheia de salsa;
- sal e pimenta preta;
Modo de preparação:
- Lave as lulas e arranje-as cortando em argolas.
- Corte as cebolas em rodelas muito finas e leve-as a amolecer, em lume brando, com a manteiga. Junte o tomate pelado e deixe ferver cerca de 15 minutos. Passe com a varinha mágica e leve de novo ao tacho.
- Introduza as lulas no molho preparado e acrescente um pouco de água e a casca de limão. Tape e deixe cozinhar até que as lulas estejam macias.
- Rectifique os temperos e retire o tacho do lume. Adicione as gemas levemente batidas, a mostarda e o vinho branco. Polvilhe com a salsa picada e sirva com arroz branco.
A foto diz tudo, uma delicia.
ResponderEliminarBjs
Filipa,
ResponderEliminarDevem ter ficado simplesmente deliciosas. Um óptimo prato para dias de decisões.
Beijinhos
Que foto... está irresistível. Bjs
ResponderEliminarFilipa, foi um dia especial, mesmo.
ResponderEliminarDO texto e da receita, gostei de tudo! :)
Bjs
Tens toda a razão, foi um dia especial para a Germana e não só. :)
ResponderEliminarImagino que a seguir a Germana tenha almoçado esse pratinho de lulas.
Bjs
O almoço em contexto de eleições. Uma maneira muito tua de integrares um momento de viragem num blog que podia ser só de receitas. Podia...Mas não é. É mais. Muito. Obrigada pelo muito de ti que vais deixando. Ao ritmo de actualizações. E da música que vais partilhando.
ResponderEliminarA ver se o mundo muda:)
Um beijo da Mar.
Tanto trabalho e o mundo não muda... a não ser pra pior :) Adoro lulas e adorava ter esse livro mas um dia também mudo o meu mundo ao comprá-lo ;)
ResponderEliminarFilipa, adorei o texto, mas é triste se pensarmos que hoje em dia muitos não dão valor ao que os nossos antepassados fizeram para mudar o nosso mundo.
ResponderEliminarAcho que é por isso que continuamos na mesma.
A foto está uma tentação.
Bjs
Pena que nem todos são a Germana...
ResponderEliminarDepois de votar, merecem um agrado, que pode muito bem ser ... um prato delicioso de lulas :))
adoro lulas.. mais uma receita para a lista. obrigado
ResponderEliminarFicou mesmo apetitoso... adoro lulas, e com mostarda ficam excelentes :)
ResponderEliminarbeijinhos