Desci a Rua José Malgueira com passos curtos e desajeitados. Os pés gritavam-me insultos agudos que eu fazia de conta não ouvir. Quando encostei a barriga ao balcão caruchoso da mercearia quase respirei de alivio. Um sorriso malandro e um piropo infantil receberam-me com a simpatia de sempre. O que vai ser, cara linda? Tirar os sapatos e cortar os pés, Sr. Paulino. O raio das sandálias nem me deixavam pensar. Tudo ordenado nas prateleiras de madeira, com os preços escritos a lápis em papelinhos amarelos cortados à mão. Sabão Clarim, Omo Roupa Branca, Limpa Metais Coração, Sonasol Lava Tudo Amoniacal. Farinha Branca de Neve, Pó Royal, Chocolate Pantagruel. Papel higiénico, Guardanapos de papel às florinhas, Toalhas de mesa de plástico axadrezado. Sabonetes Alfazema, Old Spice e Frutos secos. Temos de tudo, cara linda, é só escolher. Alheiras de Mirandela, queijo da Serra, azeitonas e tremoços. Um corte de bacalhau, Sr. Paulino. Deixe ficar os pés.
MEIA DESFEITA ou SALADA DE BACALHAU
(Adaptada da Revista Blue Cooking nº 41)
Serve: 4 pessoas;
Tempo de preparação: 15 minutos, mais ou menos
- 2 postas de bacalhau;
- 200 gr de feijão verde;
- 400 gr de grão de bico cozido;
- 1 cebola grande;
- 1 dente de alho;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- 1/2 malagueta fresca;
- 1 Courguette pequena;
- 1 colher de sopa de colorau;
- 2 colheres de sopa de salsa picada;
- sal e pimenta preta q.b;
Modo de preparação:
- Coza o bacalhau e o feijão verde. Reserve.
- Pique a cebola e o dente de alho finamente. Leve o azeite ao lume e refogue a cebola e até ficar ficar translúcida. Junte o colorau e acrescente o alho e a courgette. Deixe cozinhar lentamente até a courgette estar cozida, mas sem estar mole.
- Junte o feijão verde e o grão e envolva bem.
- Adicione o bacalhau em lascas.
- Pique a malagueta e polvilhe com salsa picada. Rectifique os temperos e sirva. Quente ou fria.
Linda receita e lindo texto. Bjs
ResponderEliminarMil vezes bacalhau do que pés de coentrada ;) Ainda não tinha visto meia-desfeita com courgette pelo meio, gostei muito!
ResponderEliminarSintonia ;). Esta minha semana vai ter mote: "5 dias, 5 saladas". Esta tua salada está verdadeiramente original, revisita a tradicional salada de bacalhau com grão, acrescentando-lhe cor e sabor!
ResponderEliminarBabette
Filipa uma salada bem fresquinha.Muito boa.
ResponderEliminarBjs
Olá Filipa:
ResponderEliminarUm texto em torno de umas sandálias impiedosas. Num cenário improvável. Sempre com música, a comida do blog da Filipa. Bom vir aqui. Também de sandálias. Quinze centímetros de salto impiedoso. Fazer o quê? São lindas:)
Um beijo de bom dia para a Filipa. Pela música e pela poesia com comida:)
Mar
Claro que a Ameixa gostou, lá estão as courgettes!!!
ResponderEliminarFicou muito apetitoso, e adorei o relato. Fez-me lembrar as minhas idas à mercearia da esquina, quando tinha uns seis anitos :)) Bjs
P.S. Acho que já escolhi a tua receita!