sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

I´d Rather Dance With You


Entre os tradicionais jantares de Natal, muitos, sem interesse, sem graça, sem vontade, Teresinha tinha um jantar especial. O jantar das Amigas. Todas as semanas era a mesma coisa. Reuniam-se num badalado restaurante da cidade, escolhiam a mesa a dedo,  bebiam champanhe francês e tinham as mesmas conversas de sempre. Em casa ficavam maridos falhados, fracos, às vezes bêbados às vezes falidos. Mas no Natal esse encontro era ainda mais especial. Esfregavam os corpos com sabonetes de seda, esticavam os cabelos de cortes modernos, pintavam as unhas impecáveis, encharcavam-se em perfumes caríssimos e tenham as mesmas conversas de sempre. Porque carga de água ainda marcavam esses jantares? Ninguém dizia o que queria, nem o que sentia, nem o que pensava. Ninguém tentava convencer da excepcionalidade das suas ideias, da franqueza do seu carácter, da conquista da sua emancipação. Aquela que pretendiam ser uma afirmação do seu apregoado feminismo, ninguém via, ninguém acreditava, ninguém comprava. Maneando as ancas, exibindo as pernas, braços e colos desnudos, Teresinha e as amigas usavam a sua beleza como uma arma torpe para afirmar a sua independência.

RISOTTO DE ABÓBORA
Adaptado do Livro Ingrediente Secreto do Chef Henrique Sá Pessoa
Serve: 2
Tempo de preparação: 30 minutos



  • 300 gr arroz para risotto;
  • 300 gr de abóbora cortada em cubos;
  • 1 litro de caldo de legumes;
  • 60 ml de vinho branbco;
  • 2 chalotas;
  • dente de alho;
  • 50 gr manteiga;
  • 5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado + extra para servir;
    5 colheres de sopa de queijo mangecho ralado;
    uma mão cheia de salsa;
  • azeite, sal, pimenta preta;
Modo de preparação:
  1. Leve um fio de azeite ao com metade da ab´pbora em pedaços. Temptere com sal e  pimenta e deixe que a abóbora se desfaça. Junte a manteiga e  triture até obter um puré.
  2. Pique finamente o alho e as chalotas e refogue em azeite, adicione o arroz e, quando estiverem  translúcidos, adicione o vinho branco. 
  3. Entretanto, aqueça o caldo de legumes, e vá adicionando aos poucos o caldo ao arroz até que esteja al dente. Por fim junte a metade cubos de abóbora que reservou, o puré de abóbora e o queijo. Rectifique os temperos.
  4. Polvilhe com salsa  e com mais queijo parmesão se gostar. 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Closer to the Edge


Aos domingos consentia almoçar com a família do marido. Lembrava-se bem do dia em que os tinha conhecido. O ar emproado da sogra, o azedume do sogro, o pedantismo das cunhadas. Todos os domingos Teresinha sentia os mesmos olhares pesados do primeiro dia. Hoje está frio, hoje está sol, hoje está calor, hoje chove. Sempre as mesmas frases, a mesma sala de lustre de pingos de cristal, a mesma toalha de linho branco. Forçava  uma delicadeza que não tinha enquanto partia a carne assada, mergulhando os olhos no molho pardo e concentrando-se em comer devagar. Enchia o prato com uma pirâmide de arroz, levava várias garfadas pequenas à boca em gestos mecânicos, disfarçando a tensão. Será que ninguém se dava conta daquela dor antiga? Sentada ao lado do marido, Teresinha dissimulava com mestria a antipatia que sentia por aquela família que não era a sua. Assim que serviam o café nas chaveninhas de porcelana azul, Teresinha suspirava de alivio. Ia mordiscando chocolates em forma de coração e dava por si a pensar que um dia, temia, o pior sucederia. A dor que lhe enchia o peito de vidros sairá em forma de vómito, sujará os pingos do lustre, a toalha de linho, as chaveninhas de porcelana azul. Um dia de domingo ao almoço o conto de fadas terminará e Teresinha ficará só, com a sua carruagem feita de abóbora.


STRUDEL DE ABÓBORA, NOZ E CANELA
(Adaptado do Livro "Iguarias Saudáveis de Isidora Popovic")
Tempo de preparação:5 minutos+ 25 minutos de cozedura
Serve: 4 pessoas;

  • 200 gr abóbora limpa e cortada em pedaços;
  • 50 gr de açúcar mascavado claro;
  • uma mão cheia de nozes;
  • 1/2 colher de café de canela;
  • 1/2 colher de café de all spice;
  • 8 folhas de massa filo;
  • óleo para pincelar;
  • açucar em pó;
Modo de preparação:
  1. Estenda uma folha de massa filo e pincele com óleo. Repita até ter todas as folhas em camadas.
  2. Entretanto, reduza a abóbora a puré e misture com o açúcar, as especiaires e as nozes grosseiramente picadas.
  3. Coloque uma camada de recheio na ponta das camadas de massa e vá enrolando, fechando com cuidado os topos do strudel para o molho não sair. Pincele o topo do strudel com um pouco mais de óleo.
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 180cª cerca de 25 minutos, ou até estar dourado.
  5. Sirva polvilhado com açúcar em pó e acompanhado com gelado de nata, se gostar.