sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pronúncia do Norte


Devia ter dezoito ou dezanove anos quando a conheci. Estava sozinha a bebericar café no balcão do bar da faculdade quando ela me abordou. Encostou-se a mim e meteu conversa. "Andas no meu ano, certo?". Parei de sorver café queimado e, com a proximidade que a estatura nos dava,  acenei com a cabeça, sorri, e respondi-lhe com mais detalhe do que aquele que pergunta exigia. " Ah! Tu és do Norte". A voz áspera e o tom de troça marcaram a evidente competição. Respirei fundo, prendi o ar nos pulmões por breves segundos e deixei-o sair devagar pelo nariz, fazendo um barulhinho inaudível. Pareceu-me que ia dizer qualquer coisa, pareceu-me que ia ser parcial, perder a compostura, agir sem bom senso nenhum. A  minha voz sumiu-se, envergonhada, com vontade de ser de lado nenhum. E ela ali a mirar-me altiva. A pertencer àquele lugar. A fazer daquele bar o seu. A cavar um fosso entre nós com cada palavra cerrada. As silabas certinhas, correctas, corridas. Pi-pi-pi. E eu a fugir dali para fora. Pi-pi-pi. Este comboio tem paragem na estação de Campanhã. Ela não sabe, mas foi a troça dela que me fez amar a minha pronuncia de forma inquestionável e tola, como se pusesse a minha própria vida debaixo de cada palavra. 

FRANGO COM CARIL
Adaptado do Livro " Cozinha para Quem Quer Poupar" da Mafalda Pinto Leite
Tempo de preparação: 60 minutos;
Serve: 4 pessoas;

  •  2 colheres de sopa de azeite;
  • 500 gr de frango desfiado e cozinhado ( aproveitamento de restos)
  • 1 alho francês grande;
  • 2 folhas de louro;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 cebola;
  • 2 colheres de sopa de caril
  • 1 colher de chá de cominhos;
  • 20 gr de farinha;
  • 20 gr de manteiga;
  • 125 ml de leite de côco;
  • 250 ml de caldo de galinha;
  • 6 folhas de massa filo;
  • uma mão cheia de salsa;
  • sal e pimenta q.b.
Modo de preparação:
  1. Aqueça o forno a 180 Cº. Entretanto, aqueça o azeite em lume médio -baixo. Parta o alho francês em rodelas finas, pique a cebola e os dentes de alho. Adicione os legumes ao azeite quente, junte as folhas de louro e cozinhe até os legumes estarem moles. Adicione o frango, o alho, o caril e os cominhos e cozinhe mais um minuto.
  2. Junte a farinha e mexa por uns segundos. Retire do lume e adicione, gradualmente o leite de côco e o caldo de galinha (quente). Leve novamente ao lume médio-baixo e deixe borbulhar cerca de 20-30 minutos.
  3. Adicione a salsa e misture. Coloque o preparado dentro de uma taça de ir ao forno e cubra com as folhas de massa filo pinceladas com azeite. Pressione as margens para fechar. Leve ao forno cerca de 20 minutos ou até a massa estar dourada e estaladiça.

11 comentários:

  1. Frango com caril escondido!! :) Adorei a receita!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto de caril, mas não gosto de frango de caril, no entanto essa massinha estaladiça por cima tentou-me logo de a vi.
    Já agora, aproveito para dizer, que adoro a tua pronúncia do norte :)
    Beijinho com saudades

    ResponderEliminar
  3. Adoro caril...muito bom aspecto com a massita...bjokinhas minha pronunciana nortense

    ResponderEliminar
  4. Espero não ter sido eu!!!!!!!!
    Inês

    ResponderEliminar
  5. Filipa, fazes muito bem em ter orgulho em ser uma Mulher do Norte, temos que ser o que somos e não ter vergonha disso.
    Este franguinho, o que dizer? Deve ser magnifico.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Muito original a apresentação deste caril. Dá logo "bontade" de "probare". Não há como a pronuncia do norte, genuina, sincera e irresistivel.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adorei o texto! Identifiquei-me com a personagem nortenha ;-)
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  8. A nossa vida é bem mais alegre escutando pronúncias diferentes. Imagino o que seria ouvir sempre a mesma música......
    Adoro caril e cominhos e coco e tudo por isso gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar