quarta-feira, 27 de julho de 2011

I´ll be blessed


É no terceiro andar do mercado que se reúnem todos os dias. Creio que há gente que não sabe que o mercado tem um terceiro andar. Mas é lá, aconchegadas pelo cheiro húmido daquelas paredes bolorentas que elas se juntam. Todas velhas, todas feias, todas vendedoras à força. Das suas boquinhas finas, riscadas pelo sol, não sai nem um pregão, nem um instante de conversa fiada. É o ramerrame da vida de quem lá sobe que quebra o silêncio das manhãs daquelas mulheres. Enchem as bancas de betão sem vida, seco e gretado, com alguidares de plástico azul, cor-de-rosa, verde. Com a cor que calha. Sujos e desbotados, como os olhos delas. Movem-se à volta dos legumes como se tivessem a roupa encharcada em ruralidade. Estranho que vendam todas o mesmo. Sem azedume, sem picardias, sem olhares gulosos. Abençoadas pelo mesmo Ser. Pergunto por beringelas. Indicam-me quem tem. Consola-me esta solidariedade. E beringelas.

COUSCOUS DE BERINGELA E TOMATE
Serve: 4 pessoas
Tempo de preparação: 10 minutos;

  •  2 beringelas grandes;
  • 250 gr de couscous;
  • 3 colheres de sopa de azeite + extra para envolver;
  • 300 ml de caldo de galinha;
  • 2 tomates chucha;
  • 1 dente de alho;
  • uma mão cheia de folhas de mangericão;
  • 40 gr de queijo feta;
  • flor de sal e pimenta a gosto;
Modo de preparação:
  1. Aqueça azeite numa panela e junte as beringelas em cubos. Tempere com flor de sal e pimenta a gosto. Deixe alourar as beringelas, adicione 1 dente de alho  finamente picado e o couscous. Deixe tostar ligeiramente e vá mexendo com um garfo. 
  2. Junte o caldo de galinha e retire do lume. Tape a panela com película aderente e deixe repousar entre 4 a 5 minutos no vapor.
  3. Entretanto, corte 2 tomates chucha em cubos e reserve.
  4. Corte as folhas de manjericão grosseiramente e reserve.  
  5. Retire o couscous para uma taça de servir, adicione o manjericão e o tomate em cubos e, por cima, esfarele o queijo feta. Acrescente um fio de azeite e envolva tudo. Rectifique os temperos sal e sirva.
  6.  

9 comentários:

  1. Bringela e tomate é sp muuito bom.
    Vou querer esse livro tb, adoro o programa, o site, mas é sp bom ter o livro na cozinha...adoro a receita de coxas de frango marinadas, tb vou publicar brevemente.

    ResponderEliminar
  2. Tb adoro.. tanto bringelas como tomate e com couscous "marcha tudo".. uma receita muito fresquinha hoje, gostei :) beijos

    ResponderEliminar
  3. Eu sou uma das que adora "visitar" o terceiro andar do mercado...
    Prefiro o terceiro ao rés-do-chão,onde tudo é de estufa. No terceiro podem não ser legumes de "cara" tão bonita mas são sem, dúvida bem mais saborosos!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Há quem não consiga subir tanto patamar na vida :) Eu fico feliz de encontrar beringelas no patamar da minha vida e hoje vou fazê-las recheadas para o jantar :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso de beringelas e esta sugestão parece-me optima. Comprei esse livro e tem muita coisa que quero estar
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Beringela é uma delicia, faço muito pouco cá emc casa pois sou a única a gostar.Adorei esta sugestão.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Beringela é legume delicioso e versátil.
    Bjs

    ResponderEliminar