sexta-feira, 16 de julho de 2010

Strawberry fields forever!


Poderão perguntar: Porquê? Porquê perder tempo a fazer gelado de morango, sabor clássico ainda por cima, quando há tantas boas (?) marcas de gelado à venda em qualquer supermercado? Ponto um: porque os gelados industriais são muito mais ricos em matérias gordas e açucares. Fazê-los em casa é muito mais saudável. Ponto dois: porque os gelados industriais de morango não têm sabor a morangos, não cheiram a morangos, e nem sequer tem cor de morangos. Fazê-los em casa é muito mais autêntico. E finalmente, se nenhuma das razões anteriores for suficiente para o convencer a começar imediatamente a fazer gelados artesanais, ponto três: porque esta receita de gelado de morango é FÁCIL e DELICIOSA, acreditem!STRAWBERRY GELATO:
( Adaptado do livro Making Artisan Gelato de Torrance Kopfer)

Para o puré de fruta:
  • 500 gr de morangos, biológicos de preferência, lavados e arranjados;
  • 30 gr de açucar fino;
  • 2 colheres de chá de sumo de limão;
Para o gelado:
  • 500 ml de leite;
  • 150 gr de açúcar fino;
  • 4 gemas de ovo;
  • 300 ml de natas frescas;
  • 350 ml de puré de morango;
Modo de Preparação:
  1. Para preparar o puré de fruta basta cortar os morangos em metades e mistura-los gentilmente com o açúcar, deixando-os a macerar pelos menos 4 horas no frigorífico num recipiente tapado. Assim que os morangos começarem a libertar o seu açúcar natural, reduza-os a puré e misture o sumo de limão. Reserve até ser necessário, ou guarde no frigorífico por dois dias num recipiente fechado.
  2. Para preparar o gelado, comece por cozinhar o leite e metade da quantidade de açúcar, em lume médio, mexendo ocasionalmente, sem deixar ferver. Entretanto, misture o restante açúcar com as gemas, mexendo continuamente até que a mistura se torne mais espessa e ligeiramente espumosa. De seguida, misture cuidadosamente as gemas de ovo com o leite quente, mexendo continuamente e leve de novo ao lume. Cozinhando em temperatura média-alta, e tomando cuidado para que não ferva, cozinhe até que esta mistura atinja os 85Cº.
  3. Incorpore este creme nas natas e acrescente o puré de morangos. Deixe esfriar completamente, mexendo ocasionalmente. Cubra o recipiente com película aderente e leve ao frigorífico, por pelo menos 8 horas, ou durante a noite. Coloque na máquina de gelados e siga as instruções do fabricante.
  4. Vá lá...prove e deixe-se impressionar por este sabor de Verão!

7 comentários:

  1. Parabéns Amiga por esta iniciativa!

    Aqui os amigos vão acompanhar deliciados porque já sabemos que não facilitas ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mt bom!

    lá vou eu engordar (ainda mais)!!!!

    ResponderEliminar
  3. Hum...É mesmo uma delícia, acreditem! Sim, é que eu faço parte daquele grupo de sortudos que já provou esta iguaria!!!

    ResponderEliminar
  4. Hola Filipa!

    Tu hermano y yo vamos a intentar hacer hoy tu receta de helado de fresa. Si me sale la mitad de bien que a ti, me daré por satisfecha...

    Felicidades cuñadita por tu blog; estoy realmente fascinada por el arte que desprendes, sigue dando rienda suelta a tu imaginación que lo haces realmente bien.

    Desde Vigo esperamos impacientes tus nuevas recetas!

    ResponderEliminar
  5. Hola Maite!
    Muchas Gracias! Seguro que te saldrás bien com el helado! Ya tengo sorbet de piñã para vosotros! Um beso!

    ResponderEliminar
  6. Filipa
    Concordo com tudo! Só quem nunca provou um gelado caseiro, pode pensar o contrário.Cheirou-me a morangos ;))
    Beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Eu estreei-me este ano nos gelados caseiros, com um gelado de ruibarbo. e vou repetir a experiencia ;)
    beijinhos
    sofia

    ResponderEliminar